A História

A História:

            A Guarda-Mirim de Frutal iniciou suas atividades em maio de 2008, mas seu projeto de formação era um sonho antigo de vários cidadãos frutalenses como a prefeita municipal Maria Cecília Marchi Borges, o Sr. José Maria Perim, a Sra. Deusmanda Ferreira de Oliveira, entre outras pessoas.

            A primeira reunião para reativação da Guarda-Mirim em Frutal ocorreu em 2005 na ACIF/CDL e foi solicitada pela prefeita municipal Maria Cecília, entre os convocados estava o Sr. José Maria Perim. Após a reunião, formou se a Guarda-Mirim de frutal e a formação da 1º Turma de Guardas Mirins, mas logo, a mesma foi desativada, por motivos diversos.

            Em 2008, após várias reuniões, a união da Prefeitura Municipal, do Rotary Sul na Pessoa do Sr. José Maria, do Centro de Educação Infantil e Formação Pequeninos de Jesus através da Sra. Deusmanda, do Sr. José Jeronimo da Silva e da Sra. Edna Assunção Silva, da Polícia Militar através do Cabo Wendell, da Câmara Municipal de Frutal e da ACIF/CDL, o Centro de Educação Infantil e Formação Pequeninos de Jesus através do departamento de atendimento ao jovem e em atendimento a Lei 10.097/2000, criou a Guarda-Mirim de Frutal.

            Em maio do mesmo ano formou-se a 1º Turma de Guardas Mirins de Frutal, formada por 50 jovens, apenas garotos, que foram registrados e inseridos no comércio da cidade. Já em outubro atendendo a uma exigência da Lei e do comércio frutalense houve a formatura da 2º Turma, esta formada por mais 50 jovens, mas composto de garotas, que tinham os mesmos direitos e deveres dos meninos.

            Em julho do ano seguinte com a criação do Estacionamento Rotativo Área Azul no trânsito de Frutal, a Guarda-Mirim de Frutal formou sua 3º Turma, formada por mais 50 jovens, entre garotas e garotas, devidamente treinados para o trabalho na Área Azul. A 4ª Turma formou 58 jovens em 2010.

            Atualmente com três anos de existência, a Guarda-Mirim tem o prazer de formar sua 5º Turma composta de 90 jovens, devidamente capacitados para trabalhar no comércio frutalense, e demonstrando mais uma vez que com união, trabalho e dedicação é possível transformar a vida dos jovens frutalenses.Atualmente a Guarda Mrim está composta por 210 jovens sendo 80 Jovens na área azul e 130 na área comercial. Já passaram pela Guarda-Mirim durante esses treês anos de fundação mais de 400 jovens muitos desses já estão encaminhados para o mercado de trabalho em diversas áreas.