Entrevista a Rádio 97 FM ressalta que Guarda-mirim transforma a vida de adolescentes

25/08/2011 10:28

 Desde que foi reativada em Frutal há mais de dois anos, já passaram pela guarda-mirim de Frutal, centenas de crianças na faixa etária adolescente que tiveram um novo rumo para a vida profissional.

Por meio da guarda-mirim, atualmente centenas desses jovens tem emprego garantido seja na área azul ou que puderam ser encaminhados para alguma função no comercio local.

O que muita gente não sabe é que a guarda-mirim teve uma primeira fase de funcionamento, na década de 1980 quando do mandato do ex-prefeito Celso Brito.

É com o objetivo de valorizar iniciativas que contribuem para a transformação do ser, para a melhoria do caráter do cidadão que o Jornal da 97 resolveu abordar esse trabalho social.

O presidente da guarda-mirim, José Maria Perim e o instrutor, ressalta que o trabalho realizado com esses jovens e essencial na formação de cada um.

Já o cabo Wendell José da Silva, lembra que também participou desse projeto, quando jovem, e que essa experiência foi essencial para que ele se tornasse um policial militar.

O vendedor Élio Martins Paulino, 38 anos, freqüentou a guarda-mirim em 1986 aos 12 anos de idade e lembra que foi uma experiência extremamente válida para sua formação.

Quem tem podido sentir os efeitos positivos da guarda-mirim em Frutal é o diretor da Escola Estadual Vicente Macedo, Jurandi José da Silva, que afirma que o comportamento dos alunos muda quando entram na guarda. “Os alunos passam a ter mais disciplina, falta menos e até as notas aumentam, pois, para estar na guarda-mirim, o adolescente tem que estudar”, diz.

Falar da história de surgimento da nova guarda-mirim é lembrar-se da idealizadora do projeto e diretora e fundadora do Centro de Educação Infantil “Pequeninos de Jesus”, Deusmanda Ferreira de Oliveira.

Outro exemplo de que a guarda mirim causa transformação é o jovem Douglas Araújo Soares, que começou como todo adolescente, e passado um período, foi nomeado como oficial da instituição.

Quem conhece bem as dificuldades diárias dos adolescentes e os desafios por eles enfrentados é a psicóloga da guarda-mirim, Camila Nunes de Paula.

Fernanda Montalvão

 

 

 

fonte: https://www.97fmfrutal.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1935