Em 10 meses, Hospital Frei Gabriel atende mais de 110 mil pessoas

12/11/2011 21:02

 

 
DSC_0125Um levantamento feito esta semana no Hospital Municipal Frei Gabriel mostrou, com riqueza de detalhes, a grandiosidade envolvida no dia a dia do hospital, que mudou a forma como se trata a saúde em Frutal.
 

Através do sistema informatizado instalado na administração do HFG, é possível ver o número de atendimentos realizados nos últimos meses, mais precisamente desde o dia primeiro de janeiro deste ano até hoje. 

Em 10 meses, passaram pelo pronto socorro e pelo ambulatório do hospital exatamente 114.155 pessoas. O fechamento destes números até este mês mostra que cerca de 400 pessoas são atendidas todos os dias no PS e no ambulatório, algo inimaginável há alguns anos para a cidade de Frutal. Para se ter idéia, só no último mês passou pelo Frei Gabriel mais de 11 mil pessoas. 

A maioria dos casos envolve pacientes da região, mas vários atendimentos foram feitos à pessoas de fora, que passavam por Frutal. “A variedade é muito grande. Na saúde não tem como priorizar esta ou aquela pessoa. Temos no relatório centenas de acidentados que tiveram sua vida salva graças ao nosso atendimento”, comentou o médico Luiz Antonio Zanto Campos Borges, idealizador do hospital. 

É obvio que para atender a uma demanda como esta, o aparato colocado à disposição do hospital tem que ser muito grande. São 240 funcionários envolvidos de forma direta no atendimento, medicação a todos os pacientes internados e alimentação a pacientes e acompanhantes. Três médicos estão de plantão 24 horas por dia, sendo um ginecologista dentro do hospital, além dos médicos especialistas, que estão sempre de plantão. “Se um paciente chega, por exemplo, com problema cardíaco, ele recebe o diagnóstico do clínico geral, que aciona imediatamente o médico cardiologista”, explica Zanto. 

As cirurgias de catarata chamam a atenção. Só este ano mais de 500 já foram realizadas, e mais 105 estão agendadas para o mês de dezembro. Elas são feitas por um dos melhores oftalmologistas da região, o médico Dublin Sacchetin. 

A estrutura do hospital municipal também cresceu muito. A inauguração do Centro de Diagnóstico possibilitou a realização de diversos exames que antes só eram realizados em Uberaba ou São José do Rio Preto. É o caso da colonoscopia (que avalia possíveis danos no aparelho intestinal), que até o começo deste ano só era feito em Uberaba. Ainda no Centro de Diagnóstico, é possível passar por mais de 10 exames, entre eles o houter, a esteira de ergometria, ecocardiograma, ultra som de medicina interna e de articulações. “Desde o começo lutamos para trazer a medicina de qualidade para Frutal. Ter que viajar para outras cidades para fazer um exame é muito cansativo. A idéia é e sempre será melhorar a saúde em Frutal, onde as pessoas acreditam e tem o direito de viver melhor”, opinou a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, a Ciça, que desde a inauguração oficial do Hospital Frei Gabriel, não poupou recursos para aparelhar a saúde no Município. Os investimentos no HFG atingem a marca de aproximadamente 1 milhão de reais por mês. 

O dinheiro investido, além de cobrir a folha de pagamento de médicos, enfermeiros e colaboradores em geral, também serve para manter uma estrutura grandiosa, que conta com ala de internação adulto, ala infantil (com brinquedoteca, psicólogos e assistentes sociais), sala de fisioterapia e uma ala de observação, onde o paciente passa as primeiras 24 horas. 

Ainda este ano, segundo previsões da Prefeitura, deve ser inaugurado o Centro Regional de Hemodiálise e iniciada a obra da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). São mais obras para o Hospital Frei Gabriel, que nos próximos meses deve aumentar ainda mais o número de atendimentos.

(Secretaria de Comunicação).

 

fonte: https://www.frutal.mg.gov.br/Noticias/em-10-meses-hospital-frei-gabriel-atende-mais-de-110-mil-pessoas.html