Desfile da Independência do Brasil
Como tradição de todos os anos em Frutal a Prefeitura Municipal junto com a Secretaria da Educação irão promover o Desfile Cívico em comemoração a Indepéndência do Brasil.
O local este ano será na Avenida Brasília, junto ao Parque dos Lagos (inovação) a partir das 9h que contará com a presença de diversas Instituições, dentre a Guarda-Mirim, Grupo Escoteiro, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Bombeiro Militar, dentre outros.
A Guarda-Mirim fará uma inovação neste ano no desfile, aguardamos toda a sociedade frutalense para ver este desfile que comemora um fator histórico muito importante para o nosso país.
HISTÓRIA
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.
fonte: https://www.historiadobrasil.net/independencia/ (acesso em 28/8/14 - 08:03)