Cidade das Águas é exemplo de sustentabilidade para o Brasil
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, comentou que o projeto “Cidade das Águas”, desenvolvido em Frutal (Triângulo), é um dos mais completos exemplos de sustentabilidade para o Brasil e o mundo. Sua exposição ocorreu durante audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada naquele município na tarde desta quarta-feira (13/6/12).
A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), e contou com a presença de autoridades, especialistas, estudantes e representantes da sociedade civil organizada. O projeto tem como objetivo criar um centro de capacitação e pesquisa de recursos hídricos em Frutal, e tem como eixo central a gestão, preservação e recuperação das águas, superficiais e subterrâneas, assim como a educação por meio da formação de um nova geração de líderes na gestão da água. A iniciativa é uma parceria da Unesco-Hidroex, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e dos governos Estadual e Federal. Outras 11 universidades já aderiram ao projeto, assim como órgãos ligados ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e à ciência e tecnologia. O investimento na construção e implantação do “Cidade das Águas” é de cerca de R$ 180 milhões, e sua conclusão está prevista para 2014. Nárcio Rodrigues destacou que “o projeto é a promessa de um futuro melhor, uma vez que vai ensinar e garantir a geração de alimentos de forma permanente, com a certeza da proteção do meio ambiente”. A arquiteta responsável pelo projeto, Gianna Rossana de Roffi, fez uma apresentação técnica do trabalho aos deputados, assim como do andamento das obras. Segundo ela, além de locais destinados à pesquisa sobre educação ambiental, estão contemplados espaços voltados à prática de esportes, manifestações culturais e ciência e tecnologia.
Projeto torna real um sonho antigo da região O vice-presidente do Hidroex, Alexandre Saad, lembrou que o “Cidade das Águas” já foi um sonho, e hoje é uma realidade consolidada de referência mundial em desenvolvimento sustentável. Ele agradeceu aos parceiros e anunciou que, em julho, novas ações estarão totalmente implantadas e em funcionamento. A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges, fez coro ao representante do Hidroex ao dizer que a cidade está concretizando os avanços do projeto e, com isso, realizando um sonho antigo da região. “Temos a chance de mostrar ao mundo esse projeto arrojado e corajoso, que ganhou apoio dos governos Estadual e Federal, e hoje é uma realidade”, mencionou. A reitora em exercício da Uemg, Santuza Abras, afirmou que a instituição tem motivos de sobra para se orgulhar da unidade de Frutal. Para ela, o “Cidade das Águas” será, no futuro, um dos mais importante projetos ambientais do Brasil. Rio + 20 – O deputado Tiago Ulisses (PV) destacou que, no mesmo dia em que se abrem os trabalhos da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Assembleia está conhecendo, por meio da comissão, o mais interessante e ousado trabalho ligado ao meio ambiente das Américas. “Temos que adequar a natureza à crescente população mundial, que, hoje, é de 7 bilhões de pessoas.
As próximas gerações vão colher os frutos desse trabalho”, salientou. O deputado Doutor Viana (DEM) disse que projeto mostra solidez, e que, por isso, será uma referência em termos de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. “Avalizo esse trabalho ousado e que veio em ótima hora para cidade, que é banhada por importantes rios que atendem não só Minas Gerais, mas outros Estados”, afirmou. O deputado Zé Maia lembrou que Frutal vai receber estudiosos de todo o mundo e deve estar preparada para este desafio. Segundo ele, a preservação das águas será o maior capítulo da Rio + 20, o que faz do “Cidade das Águas” uma grande iniciativa para que o futuro do planeta seja melhor e mais promissor.