Frutal vai receber a força tarefa contra a dengue

Composta por agentes contratados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Força Tarefa tem o objetivo de eliminar os focos do mosquito nas casas e mobilizar a população para a troca de pneus, latas e garrafas pet por kits escolares. Poucas cidades em Minas receberam até agora essa iniciativa do Estado, que pode dar um salto no combate ao mosquito da dengue na cidade.
De acordo com a educadora em saúde, Miralda Silva Soares, a força tarefa em Frutal consiste em varreduras nas áreas consideradas de risco, visita nas casas, lojas comerciais e lotes baldios. A Prefeitura, que trabalha o ano inteiro no combate ao mosquito, tem levantamentos prontos que apontam os bairros e pontos críticos da cidade. “Os agentes vão trabalhar no recolhimento e também na eliminação de todos os depósitos que possam acumular água”, informa.
Segundo Miralda, na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde inicia os preparativos para a chegada da Força Tarefa, que vem de Belo Horizonte, quando será feito um levantamento de índice. “O trabalho contra a dengue é continuo e o nosso intuito é que não venhamos a ter uma epidemia em Frutal. Não faremos o mutirão em toda cidade, apenas nos locais mais críticos, onde temos um problema maior, e os moradores serão avisados para que fiquem alerta e possam nos auxiliar”, relata.
Através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, há poucos dias foi promovido um curso para os agentes de saúde de Frutal. Segundo Miralda, esse treinamento é realizado todos os anos e tem como objetivo treinar os novos agentes e fazer uma reciclagem com os que já atuam na área há mais tempo. “Fazemos este curso para estabelecermos normas e atualizarmos os trabalhos que são realizados pelos agentes”, afirma.
(Secretaria de Comunicação).
fonte: https://frutal.mg.gov.br/Noticias/frutal-vai-receber-a-forca-tarefa-contra-a-dengue.html